PROCEDIMENTOS RADIOLÓGICOS


ENEMA OPACO


A finalidade deste exame é estudar o intestino grosso, após injeção retal de sulfato de bário, que é um líquido branco que permite a visualização do intestino.

O intestino é um órgão em forma de tubo localizado no abdome. Sua função é absorver alimentos.

Por favor, não fique preocupado ou aborrecido com outros pacientes que entram e saem das salas de exames antes de você. Eles estão fazendo exames diferentes do seu, que não exigem o mesmo preparo.

Seu exame ENEMA OPACO toma mais tempo que os outros procedimentos. Sempre que necessário pergunte a recepcionista sobre o horário em que vai ser realizado.

O exame cuja queixa principal é constipação intestinal(intestino preso) não necessitará nenhum tipo de preparo e não precisará fazer jejum.

As crianças com outros tipos de queixa farão preparos individuais e este será dado diretamente pelo médico radiologista.

O EXAME


O paciente será convidado pelo técnico a entrar em uma sala em que verá uma mesa grande com uma câmara fotográfica conectada a um monitor de televisão.

O técnico lhe dará uma roupa própria e pedirá que se deite na mesa com a barriga para baixo.

Será então colocado em seu reto uma sonda de calibre fino que não lhe trará nenhum tipo de dor.

Por essa sonda será introduzido o material de contraste e através dele poderemos visualizar o interior de seu intestino, sempre acompanhando pelo monitor de televisão.

Durante o enchimento, caso o paciente sinta vontade de ir ao banheiro, deverá respirar e relaxar até que esta sensação diminua. Quando o intestino estiver cheio de contraste serão feitas várias radiografias e o exame estará terminado.

Será retirada a sonda, e o paciente será levado ao banheiro para eliminar o contraste introduzido.

Terminado o procedimento, poderá voltar às suas atividades normais.

O radiologista analisará as radiografias e emitirá o laudo que posteriormente poderá ser discutido com seu médico.

Em caso de dúvidas, falar com o médico radiologista ou ligar para o número: (034)3312-01-40.